PORTAL DEMOCRACIA
Clima Manchete

Defesa Civil confirma passagem de um tornado em Santa Catarina

tornado santa catarina

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que os estragos causados pelo forte temporal e pelas rajadas de vento em Timbó, no Vale do Itajaí, observados em imagens que circularam na última quarta-feira (05) nas redes sociais, foram causados por um tornado. Segundo informações do G1, o vento na região passou dos 130km/h.

Em nota, a Diretoria de Gestão de Risco comunicou que “as perturbações de nível médio” foram provocadas pela passagem de uma frente fria na região. Ao se deparar com o ar quente e grande umidade características nesta época do ano, o forte temporal se formou.

“Esta condição atmosférica favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram temporais acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas (raios), rajadas de vento e nas regiões do centro leste catarinense e o destaque para a ocorrência de um tornado no Médio Vale do Itajaí”, diz a nota.

Tornado causa estragos em Timbó, Santa Catarina

A forte tempestade ocasionada pelo tornado começou na tarde da quarta-feira (05) e destelhou casas e galpões industriais. Houve também casos de deslizamentos, pontos de alagamentos e muitas quedas de árvores.

“Com base nos registros dos danos enviados para a Defesa Civil de SC, pelas coordenadorias regionais, das imagens de radar e satélite analisadas do dia 5 de janeiro de 2022 e das estações meteorológicas, é possível afirmar a ocorrência de tempestades no estado de Santa Catarina e a ocorrência de um tornado no município de Timbó”, informou a Diretoria de Gestão de Risco.

Nas redes sociais, circularam várias imagens dos estragos causados pelo tornado na região de Timbó. O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (sem partido), publicou nesta quinta-feira (06) uma mensagem, acompanhada de um vídeo, onde afirma que a Defesa Civil “está fazendo levantamento dos danos causados pelo tornado em Timbó para garantir todo o apoio necessário aos moradores.”

Related posts

Nem tudo é apenas crueldade. Em Bolsonaro, a perversidade é método

Fabio Pannunzio

Dragão da inflação mostra as garras um dia depois da PEC do Calote

Fabio Pannunzio

Mulher teria sido curada do HIV após tratamento com células-tronco

Rafaele Oliveira

Leave a Comment