PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Política

Datafolha: 41% dos brasileiros reprovam atuação do Congresso

votação orçamento secreto

Segundo pesquisa do Datafolha divulgada nessa terça-feira (21), na “Folha de São Paulo”, 41% dos brasileiros estão insatisfeitos e reprovam a atuação do congresso nacional. Quando o assunto é aprovação o número desce drasticamente: apenas 10% dos brasileiros aprovam o trabalho do congresso. Esse é o menor indicie de aprovação desde o início da atual legislatura, que começou em 2019 (com os eleitos em 2018).

A reprovação, segundo o Instituto, é medido pela porcentagem de pessoas que afirma que a atuação do congresso é é ruim ou péssima. Já a aprovação, é medida por aqueles que avaliam a atuação como ótima ou boa. Ainda existe outro tipo de avaliação, o regular.

Comparando com a última pesquisa realizada pelo Datafolha sobre o tema, podemos notar algumas diferenças. O número de pessoas que avaliava o Congresso como bom ou ótimo (aprovação), diminuiu. O número de pessoas que avaliavam como ruim ou péssimo (reprovação), também caiu. Já o número de pessoas que considerava regular aumentou.

Confira abaixo:

  • Ótimo ou bom: 10% (era 13%)
  • Regular: 45% (era 40%)
  • Ruim ou péssimo: 41% (era 44%)
  • Não sabe: 4% (3%)

O g1 fez um gráfico monitorando a aprovação e reprovação do congresso desde 2019. Confira:

congresso datafolha pesquisa
No gráfico você pode conferir a aprovação desde 2019 (Imagem: g1)

A pesquisa do Datafolha ouviu 3.666 pessoas entre 13 e 16 de dezembro. A pesquisa conta com uma margem de erro de dois pontos percentuais (tanto pra mais, quanto pra menos). O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Interessante notar como a aprovação do Congresso caiu muito. Em abril de 2019, na primeira pesquisa, o Datafolha constatou 22% de aprovação. Enquanto hoje, em dezembro de 2021, ele conta com apenas 10%. A avaliação negativa caiu dentro da margem de erro.

 

Related posts

Fachin e Moraes encontram Bolsonaro e entregam convite para posse no TSE

Rafaele Oliveira

Sergio Moro é traidor, tanto para petistas como para bolsonaristas

Rafaele Oliveira

Metrô SP: Após furto de cabos na Linha 3, circulação foi normalizada

Rafaele Oliveira

Leave a Comment