PORTAL DEMOCRACIA
Economia Manchete

Cyber Monday: conheça a data que reúne promoções pós Black Friday

cyber monday

A Black Friday já é bem conhecida dos brasileiros. Com origem nos Estados Unidos no século 19, a data repleta de descontos em lojas físicas e virtuais acontece na última sexta-feira de novembro – neste ano, ocorreu no dia 26, com as promoções estendendo-se até hoje (29), na segunda-feira cibernética, ou Cyber Monday. Entenda o que é e confira dicas para compras nesta data.

O que é a Cyber Monday?

Conhecida também como “bota fora” da Black Friday, a Cyber Monday acontece na segunda-feira logo após o final de semana de descontos da Black Friday, reunindo as promoções em eletrônicos e games, que “sobraram” da sexta-feira anterior. A data surgiu em 2005, também nos Estados Unidos, com foco nas vendas do varejo on-line. Desde então, ela é esperada pelos consumidores, como uma última oportunidade para aproveitar os descontos do mês de novembro.

No Brasil, a Cyber Monday ainda não é tão reconhecida como a Black Friday, mas, desde 2012, a sua popularidade vem crescendo. Segundo a consultoria Ebit | Nielsen, em 2019, o comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 412 milhões na data.

Como o próprio nome já dá a entender, o foco da Cyber Monday é a venda de eletrônicos. Além disso, por regra, os descontos dessa segunda-feira limitariam-se ao universo dos e-commerces, no entanto, é possível encontrar lojas físicas aplicando as promoções.

Black Friday ou Cyber Monday: qual data tem os melhores descontos em eletrônicos?

cyber monday 2021
A Cyber Monday reúne descontos em eletrônicos e é a última oportunidade para aproveitar as promoções do mês de novembro. | Foto: Pixabay

Muitos se perguntam se vale a pena esperar pela Cyber Monday para comprar eletrônicos e games. A resposta é: depende. Por um lado, como a data não é tão popular como a Black Friday, é possível que os lojistas prefiram manter os melhores descontos na sexta-feira, retornando os produtos ao valor original na segunda-feira.

Em contrapartida, alguns donos de e-commerces aproveitam a Cyber Monday para liquidar os produtos remanescentes da Black Friday e, neste caso, é possível encontrar descontos até melhores na data.

Sendo assim, o consumidor que busca comprar eletrônicos nesta segunda-feira cibernética, deve aplicar as mesmas dicas das compras na Black Friday: pesquisar e acompanhar os valores dos produtos desejados com antecedência, usar sites comparadores de preços e se certificar de que o eletrônico em questão está participando dos descontos da Cyber Monday.

Related posts

Termo de responsabilidade é exigido para vacinar crianças em Itaguaí, RJ

Rafaele Oliveira

Assessor de Bolsonaro pediu promoção no Bope por assassinato

Rafael Bruza

Inep: entenda como funciona o método TRI, usado na correção do Enem

Rafaele Oliveira

Leave a Comment