PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Pandemia Saúde

Cruzeiros registram quase 800 casos de Covid, segundo Anvisa

De acordo com dados revelados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 798 casos de Covid-19 foram registrados em cinco cruzeiros nos últimos nove dias. Todas as embarcações operam no Brasil. Esse número de casos representa um aumento de 25 vezes das infecções nos primeiros 55 dias da temporada de cruzeiro, quando 31 casos foram registrados.

Ainda segundo a Agência, esse aumento de casos corrobora ainda mais com o a Nota Técnica, divulgada pelo órgão na última sexta-feira (31), que recomenda a suspensão imediata da temporada de cruzeiros no Brasil. O objetivo é evitar surtos de Covid dentro das embarcações.

Desde o começo da temporada, que teve início no dia primeiro de novembro, foram registrados, no total, 829 casos de infecção (somando tripulantes e passageiros). Desse montante, 60% dos infectados são tripulantes. De acordo com a Anvisa, isso acontece pois os viajantes passam acabam tendo um tempo de permanência menor nos navios.

cruzeiro
Surto de Covid causa pausa na temporada de cruzeiros | Foto: Pixabay

Na última segunda-feira (03), a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia) anunciou que as companhias vão paralisar a operação de cruzeiros até, pelo menos, o próximo dia 21. A pausa tem como objetivo conter o avanço do vírus. Poucas horas depois do anúncio, já nessa terça-feira (04), o governo federal declarou apoio a medida e anunciou que deve realizar novas reuniões para avaliar a possibilidade da retomada das atividades.

Governo tinha discutido paralisar temporada de cruzeiros

Segundo apurado pelo Último Segundo, uma reunião estava marcada para acontecer na última segunda-feira (03) para discutir se a temporada deveria ou não ser paralisada. A discussão ganhou ainda mais corpo depois que a Anvisa suspendeu o embarque de passageiros em dois navios por surtos de covid-19.

Em entrevista à CNN, o ministro do Turismo, Gilson Machado, falou um pouco sobre o impacto que a suspensão da temporada traria ao setor: “Estamos falando em torno de mais 30 mil empregos e quase R$ 2 bilhões que essa atividade injeta na economia. Eu queria deixar uma pergunta no ar: será que os blocos de carnaval serão todos testados?“, disse o ministro.

Related posts

Bolsonaro pediu censura ao termo ‘Golpe de 64’ no Enem; Inep tentou driblar regra de acesso ao exame

Rafael Bruza

Regina Duarte é rebatida após contestar Dia da Consciência Negra

Rafael Bruza

Monark se diz alvo de “linchamento desumano” e é rebatido pelo Museu do Holocausto

Rafael Bruza

Leave a Comment