PORTAL DEMOCRACIA
Europa Manchete Pandemia

Covid-19 volta a crescer na Europa e alerta especialistas

europa covid

Em um novo alerta, o diretor executivo do Programa de Emergências de Saúde da Organização Mundial da Saúde,  Mike Ryan, alertou a Europa de que a pandemia não acabou e que, uma nova onda, não é impossível. Ele afirmou que a batalha contra a covid-19 ainda não acabou e ainda enviou um alerta para o resto do mundo.

“É muito importante refletir sobre o exemplo da Europa, que representou mais da metade dos casos globais na semana passada, mas essa tendência pode mudar”, disse o diretor, preocupado com o estado atual do continente. Na última segunda-feira (8), por exemplo, o Reino Unido registrou novos 31.982 casos da doença. Por mais que seja um número menor do que tenha sido registrado na segunda metade de outubro, por exemplo, ainda é um número muito alto. Ryan falou sobre isso e o efeito “montanha-russa” que muitos países europeus tem enfrentado: “Basta olhar para a curva epidemiológica da montanha-russa para saber que, quando se desce a montanha, geralmente se está prestes a subir outra”

casos covid europa
Gráfico de casos do Reino Unido (Imagem: Google)

A circulação do vírus não acabou e, com o afrouxamento das medidas de combate, ele voltou a circular com ainda mais força, fazendo com que a Europa viva uma nova fase onda de infecções. O inverno está se aproximando e as medidas de distanciamento deve voltar a ser pauta dentro dos governos europeus para evitar uma nova onda como a que foi vista no início desse ano.

A situação da covid-19 na Europa

A situação da Europa não vai bem. Como já relatado, mesmo com a queda de casos, o Reino Unido ainda conta com uma média extremamente alta levando em conta que sua população não é tão grande. Mesmo a vacinação no país tendo começado de maneira rápida e efetiva, ela estagnou. Na faixa de 12 e 17 anos, apenas 30% da população está vacinada, enquanto na Espanha, 80% dessa faixa etária já está imunizada.

Outros países, como a França, também estão em alerta. O país tem sofrido com o crescente aumento de infecções. Hoje, são 62 casos para cada 100 mil habitantes, um número que preocupa os especialistas e aponta para uma nova “explosão de casos”. O Parlamento também aprovou a prorrogação do passe sanitário até julho do ano que vem, como medida de incentivo para a vacinação. Originalmente, ele iria até o dia 31 de outubro.

covid alemanha
Casos de covid-19 na Alemanha (Imagem: Google)

A Alemanha é tem passado por um sério problema. Depois de um verão quase sem casos, o país tem vivido uma alta e rápida crescente no número de casos. Nunca tiveram tantos infectados com covid-19 no país. São 201,1 casos para cada 100 mil pessoas. Pensando no combate da doença, o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, anunciou que todos os habitantes estão elegíveis a tomar a dose de reforço, desde que tenham se passado seis meses da segunda dose. “A quarta onda da covid-19 no país está agora em pleno vigor”, disse Spahn, em uma entrevista.

Related posts

Moïse estaria sendo culpado pela própria morte, diz advogado

João Baricatti

Sobrinho-neto de Malafaia se casa e diz que o pastor é a “pessoa mais repugnante da Terra”

Rafael Bruza

Bolsonaro leva Maurício Souza ao cercadinho; atleta cogita ser candidato em 2022

Rafael Bruza

Leave a Comment