Levantamento feito pelo G1 apontou que ao menos 19 capitais brasileiras estão exigindo comprovante de vacinação contra a covid-19. Cada cidade aplica suas regras e restrições, em São Paulo, por exemplo, a prefeitura exige que a imunização seja comprovada para a entrada em eventos com mais de 500 pessoas. Para entrar em locais como bares, restaurantes e shoppings, o comprovante não é solicitado.
As dezenove capitais que exigem o comprovante de vacinação são:
- Belém
- Belo Horizonte
- Brasília
- Cuiabá
- Florianópolis
- Fortaleza
- João Pessoa
- Macapá
- Maceió
- Manaus
- Natal
- Palmas
- Porto Velho
- Recife
- Rio Branco
- Rio de Janeiro
- Salvador
- São Paulo
- Teresina

Na cidade de Vitória, no Espírito Santo, não é obrigatório apresentar o comprovante de vacinação para entrar em bares e restaurantes, mas, desde o mês de setembro, conforme apurado pelo G1, vacinados contra a covid-19 têm desconto em alguns estabelecimentos.
Em Aracaju, capital de Sergipe, a partir do dia 17 deste mês, será necessário apresentar o comprovante de vacinação ou teste de covid-19 negativo para entrar em eventos abertos com até 5 mil pessoas e fechados com até 3 mil. Já em Goiânia, no estado de Goiás, desde o dia 3 é recomendado a apresentação do comprovante em locais como cinema, estádios e feiras comerciais.
Leia também: Criadora da vacina AstraZeneca diz que próxima pandemia pode ser pior
Cada cidade fica responsável por impor as suas regras e restrições. Em algumas capitais, por exemplo, o comprovante de vacinação pode ser substituído por um teste negativo de covid-19 feito dentro de um período estipulado.
Passaporte da vacina
Prevista para acontecer ainda nesta segunda, uma reunião do governo deve decidir o futuro do chamado “passaporte da vacina”. A expectativa é de que participem representantes da Casa Civil, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Saúde, da Infraestrutura e das Relações Exteriores para discutirem termos relacionados à apresentação do comprovante de vacinação.