PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Pandemia

Comprovante de vacinação não está sendo pedido em Aeroporto de SP

comprovante de vacina aeroporto

Segundo reportagem publicado nessa terça-feira (14) no g1, o comprovante de vacinação não está sendo requisitado no aeroporto de Guarulhos, o aeroporto internacional de São Paulo. Segundo apurado, diferente do que foi determinado pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, o comprovante de vacinação não é checagem obrigatória de todos que entram no país.

No último sábado (11), o ministro determinou que a apresentação do comprovante vacinal deveria ser obrigatório para todos viajantes que entrassem no país. Ficou determinado que estrangeiros sem comprovante não devem entrar no Brasil.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirma que começou a exigir o comprovante, seguindo a determinação do ministro do Supremo. No entanto, de acordo com as pessoas ouvidas pela reportagem, não é exatamente isso que está acontecendo.

Priscila Carvalho Valhanes é uma das pessoas que chegou ao Brasil hoje e não teve que apresentar o documento. Vinda do Reino Unido, que vive uma nova crise por causa da doença, ela afirma que só apresentou um teste negativo para Covid e uma declaração de saúde: “Quando eu cheguei aqui precisei mostrar o meu passaporte, eles pediram a declaração federal de saúde e pediram só o teste negativo de PCR ou antígeno, (…) Não, não me pediram [o comprovante de vacinação]. Eu tenho as três doses da vacina”.

Daniela Perez é outra viajante que veio da Europa e, ao chegar ao Brasil, não precisou apresentar o comprovante. No entanto, ela afirma que algumas pessoas que estavam no seu voo tiveram que mostrar o documento: “Pediram o formulário da Anvisa, o teste de Covid e o certificado da vacinação [no aeroporto de Paris]. Lá pediram, aqui liberaram direto, mas eles estavam fazendo umas levas, eu acho que pela quantidade de gente que estava descendo dos voos. Para uma turma da frente eu vi pedindo [o comprovante]”,. 

Logo, a vigilância parece estar usando um método “aleatório” de fiscalização, o que vai contra o que foi determinado por Barroso, que pediu para que todos fossem checados.

Anvisa e o comprovante de vacinação

A Anvisa não deu detalhes sobre como está realizando a verificação do passaporte vacinal, ou mesmo quais documentos podem ser aceitos nessa modalidade. Em notas, a agência apenas divulgou que iniciou a cobrança nessa segunda-feira (13) e aguarda a publicação de uma portaria regulamentando a exigência:

“A medida esta em fase de implantação. É importante destacar que a Anvisa aguarda, ainda, a edição de portaria Interministerial com maior detalhamento das regras para a entrada de viajantes no Brasil.”

 

Related posts

Solução da greve na Receita Federal está nas mãos de Bolsonaro, diz associação

Rafael Bruza

Bolsonaro promoveu desinformação em live sobre urnas, diz relatório da PF

Rafaele Oliveira

Bolsonaro fala sobre Moro em depoimento à PF

João Baricatti

Leave a Comment