PORTAL DEMOCRACIA
Alimentos Manchete

China pede para a população estocar comida e brasileiros reagem

china

Através de um comunicado de imprensa, o governo da China alertou autoridades locais sobre uma possível ameaça no fornecimento de alimentos e outros itens básicos, por conta das fortes chuvas e da recente crise energética no país. A instrução é que a população chinesa faça estoques de comida para “atender às necessidades básicas e emergências”. As informações são da CNN.

China pede para a população estocar comida

china
China pede para que a população faça estoques de alimentos. | Foto: Public Domain Pictures/ Paul Brennan

Segundo o aviso emitido pelo Ministério do Comércio chinês, as autoridades devem encorajar as pessoas a estocarem aves, verduras, vegetais e óleos. Além disso, também solicita que os governantes locais mantenham os preços estáveis durante o inverno e a primavera, para que a população tenha um “suprimento adequado” de alimentos e outros itens de necessidade diária. O pedido vem logo após muitas safras serem prejudicadas com as recentes tempestades na área.

Embora o comunicado não mencione o aumento nos casos de covid-19 na China como fator de motivação para o estoque de alimentos, o país vem sofrendo um novo surto da doença. O número de infectados é relativamente baixo, mas a China adotou o modelo chamado “Covid Zero”, que busca eliminar todos os casos de doença em seu território. Assim, as medidas sanitárias são bem restritivas.

Brasileiros reagem ao pedido da China, para pessoas estocarem comida

Após o alerta, muitos chineses correram aos supermercados. Outros, reagiram com desconfiança nas redes sociais. Conforme a CNN, um usuário do Weibo, um microblog chinês parecido com o Twitter, escreveu: “O governo não nos disse para armazenar mercadorias nem mesmo quando a Covid estourou no início de 2020.” Outro internauta disse que as autoridades estavam lembrando às pessoas que “eles podem não conseguir comprar vegetais neste inverno”.

No Twitter, muitos brasileiros reagiram ao comunicado chinês. Alguns fizeram teorias, outros disseram que também armazenariam comida em suas casas. Ainda outros debocharam do aviso. Confira algumas reações:

 

Related posts

Homem circula com roupa da Ku Klux Klan em escola de Santo André (SP)

Rafael Bruza

Dinheiro esquecido do BC: 16 milhões ainda não checaram site

João Baricatti

Após receber alta de hospital, Bolsonaro vai a jogo de futebol em Goiás

Rafael Bruza

Leave a Comment