PORTAL DEMOCRACIA
Política

Em fake news, Carlos Bolsonaro inventa que Lula passou férias em lancha escrita “Lulalu”

carlos-bolsonaro-inventa-que-lula-passou-ferias-em-uma-lancha-escrita-lulalu

Vereador no município do Rio de Janeiro, o filho do presidente da República, Carlos Bolsonaro (Republicanos) espalhou uma notícia falsa nesta quarta-feira (12) ao afirmar nas redes sociais que o ex-presidente Lula passou férias em uma lancha escrita “Lulalau”.

O homem da foto que Carlos Bolsonaro publicou não é Lula. A despeito disto, o filho do presidente usou a foto para tentar contestar apoiadores do ex-presidente.

“Nenhum dos arautos questionará mais essa coincidência do descondenado estar passando férias em iate chamado LULALU, que possivelmente custa mais de R$ 6 milhões, além de estar aglomerando e sem máscara?”, escreveu Carlos Bolsonaro.

A fake news já vinha correndo as redes sociais desde o início do ano, em diferentes versões.

“Angra dos Reis 2022. Lula ladrão passeando na lancha do filho (conhecido como catador de bosta de elefante). Lancha avaliada em 7 milhões de reais. Eu vi e confirmei a presença deste ladrão no local. A pergunta é: Como este infeliz, conseguiu comprar uma lancha neste valor, já que, NUNCA trabalhou?”, diz uma das mensagens que circula nas redes.

A equipe de campanha de Lula desmentiu a publicação com críticas a Jair Bolsonaro (PL).

“Para desviar o foco de sua total incapacidade de governar o País, Bolsonaro mira em Lula, como sempre”, afirma nota publicada no site oficial do ex-presidente. “A mentira tem sido compartilhada por perfis bolsonaristas nas redes sociais com fotos de Lula e sua companheira Janja fora de contexto e outras fotos editadas de uma lancha qualquer. As fotos não provam absolutamente e o boato da lancha do Lulinha (assim como dos outros incontáveis bens que inventam para ele) já foram desmentidos”.

A nota também ressalta que Carlos Bolsonaro usou na publicação “aquele tom alarmista característico das fake news”.

“Além disso, o texto que acompanha as imagens tem aquele tom alarmista característico das fake news, em que muito se acusa e nada se prova. O site boatos.org, que já desmentiu muitas notícias falsas sobre Lula buscou “lanchas Lulalu” e encontrou referências na Bahia, bem longe de Angra, e nada relacionadas ao ex-presidente. Sendo assim, o site diz não haver lógica na mensagem, nem prova das acusações feitas pelos bolsonaristas desesperados”, afirma o texto.

No Twitter, Lula também apontou que Bolsonaro “não trabalha, não resolve problemas e dificuldades do povo, só cria confusão e espalha fake news”.

Related posts

Público grita ‘Fora Bolsonaro’ em show de Gusttavo Lima, apoiador do presidente

Rafael Bruza

Comandante do Exército autoriza que Bolsonaro matricule a filha em colégio militar sem processo seletivo

Rafael Bruza

Kassab diz que há grande chance de Bolsonaro ficar fora do 2º turno

Rafael Bruza

Leave a Comment