PORTAL DEMOCRACIA
Internacional Manchete Política

Candidato de esquerda, Gabriel Boric é eleito presidente do Chile

candidato-de-esquerda-gabriel-boric-e-eleito-presidente-do-chile

O ex-líder estudantil e ex-deputado de esquerda Gabriel Boric foi eleito presidente do Chile neste domingo (19) após vencer o candidato de extrema-direita José Antonio Kast, defensor da Ditadura chilena de Augusto Pinochet.

Com 35 anos, Boric se torna o presidente mais jovem da história do país latino-americano. Ele venceu com 55,9% dos votos, enquanto Kast teve 44,1%.

“Vou ser o presidente de todos os chilenos, porque acho importante ter interlocução com todos e os acordos devem ser entre todas as pessoas e não entre quatro paredes”, disse o presidente recém-eleito ao conversar com o atual presidente do Chile, Sebastián Piñera.

Kast admitiu a derrota em publicação no Twitter.

“Acabei de falar com Gabriel Boric e o parabenizei por sua grande vitória. A partir de hoje ele é o presidente eleito do Chile e merece todo o nosso respeito e colaboração construtiva. O Chile sempre vem em primeiro lugar”, afirmou.

Milhares de chilenos foram às ruas da capital Santiago comemorar o resultado.

A eleição foi marcada pela diferente perspectiva ideológica dos candidatos.

Boric comandou protestos estudantis do Chile que exigiram ensino universitário gratuito em 2011. Ele posseui uma perspectiva liberal em temas sociais e defende um modelo de Estado de bem-estar social, similar à centro-esquerda da Europa.

Também defende a legalização do aborto e da maconha, apesar de não ser favorável a uma política ampla de liberação das drogas. Ele foi eleito com a coalizão “Aprovo Dignidade”, que reúne a Frente Ampla e o Partido Comunista.

Já Kast utiliza um discurso anticomunista e contrário à imigração ilegal. Ele tem origem no extremo sul do país e defende a militarlização da região, em que grupos defensores dos indígenas mapuche vivem confronto frequente com proprietários de terra.

O ultradireitista também votou pela continuidade da Ditadura Militar de Pinochet no plebiscito de 1988.

Concorreu nas eleições pelo Partido Republicano, que ele fundou.

Ambos se reuniram após o segundo turno das eleições.

Related posts

Mario Frias emplaca cunhado em cargo de confiança na Embratur com salário de R$ 18,4 mil

Rafael Bruza

Fantasma de Bebianno volta a assombrar Bolsonaro

Rafael Bruza

Rogério Carvalho, Claudio Couto e Alfredo Attié Jr no Despertador

Bruna Pannunzio

Leave a Comment