PORTAL DEMOCRACIA
Manchete

Câmara aprova direitos básicos para entregadores de aplicativos

entregadores

Na noite da última quarta-feira (02), a Câmera dos Deputados aprovou um Projeto de Lei (PL) que visa garantir os direitos básicos dos entregadores de empresas de aplicativos. O PL 1.665/2020 deve auxiliar a classe durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia do coronavírus. Agora, o projeto segue para análise do Senado.

A proposta tem autoria do deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) em conjunto com Luiza Erundina – PSOL/SP,  Marcelo Freixo – PSOL/RJ,  Fernanda Melchionna – PSOL/RS,  David Miranda – PSOL/RJ,  Sâmia Bomfim – PSOL/SP,  Áurea Carolina – PSOL/MG,  Edmilson Rodrigues – PSOL/PA,  Maria do Rosário – PT/RS,  Talíria Petrone – PSOL/RJ e outros.

Câmara dos Deputados aprova PL que garante direitos básicos para entregadores de aplicativos

entregadores
Entregadores organizam breque dos apps em outubro deste ano. | Foto: Roberto Parizotti

Apresentado em abril, somente agora o PL foi apreciado. No texto, fica estipulado que as empresas de aplicativos devem garantir aos entregadores seguro contra acidentes e doenças contagiosas – caso da covid-19 – e também oferecer assistência financeira durante o período em que o trabalhador estiver afastado. O valor a ser recebido pelo entregador deve ser equivalente à média dos seus três últimos salários.

Os entregadores de aplicativos fizeram greves e paralisações durante o ano de 2020, exigindo que seus direitos básicos fossem atendidos. Agora, o Projeto de Lei recém-aprovado irá assegurar que as empresas façam isso, e que forneçam máscaras de proteção, álcool em gel, luvas e materiais para limpeza dos equipamentos usados pelos trabalhadores.

Eles também devem receber água potável, alimentação, espaço seguro para descanso entre as entregas e direito de usar os banheiros dos estabelecimentos para os quais prestam serviços. Em entrevista à Fórum, o deputado Ivan Valente disse que lei “é histórica”, por garantir direitos para uma das “categorias mais exploradas da atualidade”.

“Um primeiro passo para avançarmos na garantia de direitos a trabalhadores que são essenciais para o funcionamento das grandes cidades e que precisam ter seus direitos reconhecidos”, disse Valente.

 

Related posts

Greve de ônibus continua em Belo Horizonte nessa quinta-feira

João Baricatti

Doria diz que SP terá restrições para eventos com grandes aglomerações

Rafaele Oliveira

Atriz de “De Repente 30” comemora aniversário refazendo cena do filme!

João Baricatti

Leave a Comment