PORTAL DEMOCRACIA
Política

Breque dos Apps: Entregadores se mobilizam por melhores condições

Pegar o celular, abrir um aplicativo, pedir um lanche, esperar um tempo, pegar e comer. Por mais que essa rotina já pareça trivial, existem muitas partes nesse processo que, normalmente, são ignoradas e menosprezadas. Cansados de serem explorados por aplicativos que buscam cada vez mais o lucro tirando toda a dignidade dos seus trabalhadores, entregadores de aplicativos de algumas cidades de São Paulo organizam, desde a semana passada, uma greve em busca de chamar atenção para as más condições de trabalho e reivindicar melhores condições para os trabalhadores de iFood, Uber Eats, Loggi, Box Delivery, Rappi e James Delivery e Zé Delivery.

O movimento viralizou no twitter na tarde dessa quarta-feira (14) e a # do movimento (#BrequedosApps) chegou aos trending topics da plataforma. Por mais que o movimento esteja ocorrendo em diversas cidades paulistas, Jundiaí, devido ao seu tamanho, tem tomado destaque e, até agora, é a “protagonista” do movimento. Mas outras cidades, como Paulínia, também estão em greve. O breque na cidade interiorana chegou hoje ao sétimo dia.

breque dos apps
Entregadores se organizam em busca de melhores condições de trabalho. Arte: Denis Gonsales

Os entregadores estão se organizando através do breque dos apps para reivindicar melhores condições de trabalho visto que, com o recente aumento do preço da gasolina e o aumento da taxa mínima de entrega têm impedido o trabalho deles. Além disso, eles pedem um maior vinculo trabalhista com as empresas pois, da maneira que hoje é organizado, não existe vinculo algum entre os entregadores e os aplicativos. A greve deve se manter até que as empresas respondam às reivindicações.

O histórico do Breque dos Apps

Essa não é a primeira vez que uma greve é organizada pelos entregadores. Manifestações ocorreram por todo Brasil ao longo de 2020, sempre buscando melhores condições para a classe. As principais exigências continuam as mesmas: reajuste de preços, fim de bloqueios indevidos, melhores salários, apoio em caso de acidentes.

Related posts

Em discurso vazado, presidente do Spotify diz que podcast que atacou vacinas é vital para a empresa

Rafael Bruza

Lula: “Se o Daniel Ortega prendeu a oposição, como fizeram comigo no Brasil, ele está totalmente errado”

Rafael Bruza

MP de Angola defende condenação de quatro bispos da Igreja Universal

Rafael Bruza

Leave a Comment