PORTAL DEMOCRACIA
Internacional Manchete Política

Boulos alfineta Salles após derrota da direita no Chile: “Você e a corja de milicianos são os próximos!”

boulos-alfineta-salles-apos-derrota-da-direita-no-chile-voce-e-a-corja de-milicianos-sao-os-proximos

Em publicação no Twitter neste domingo (19), o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Tero (MTST), Guilherme Boulos (PSOL) alfinetou o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, após ele comentar a vitória do candidato de centro-esquerda Gabriel Boric nas eleições presidenciais do Chile.

“Chile caiu”, afirmou o ex-ministro bolsonarista sobre o resultado eleitoral do país latino-americano.

“Você e a corja de milicianos são os próximos!”, respondeu Boulos.

Nas eleições deste domingo no Chile, Boric foi eleito presidente após vencer o candidato de extrema-direita José Antonio Kast, defensor da Ditadura chilena de Augusto Pinochet. Ele se tornará o presidente mais jovem do país latino-americano, com 35 anos – idade mínima para concorrer ao cargo no Chile.

A disputa eleitoral chilena foi marcada por uma grande polarização que teve reflexos na política brasileira.

Candidato ultradireitista, Kast recebeu apoio de líderes da atual gestão do Governo Federal do Brasil, como o filho do presidente da República, Eduardo Bolsonaro, que após o 1º turno das eleições o classificou como um “patriota, bem relacionado internacionalmente e uma pedra no sapato do Foro de SP”.

A ideologia política de Kast tem semelhanças com a do presidente Jair Bolsonaro (PL) – a despeito de diferenças contextuais, o candidato chegou a ser chamado por analistas e jornalistas estrangeiros de “Bolsonaro chileno”.

Já Boric, que defende um Estado de bem-estar social e a garantia de direitos básicos da população, foi parabenizado por lideranças de centro-esquerda do Brasil, como os ex-presidentes da República, Lula e Dilma (PT), além do próprio Guilherme Boulos (PSOL).

“A vitória consagradora de @gabrielboric reescreve a história do Chile e é um alento aos povos da América Latina que lutam contra  o autoritarismo. Este jovem esquerdista de 35 anos vence o candidato da direita e joga no lixo a herança maldita de Pinochet”, afirmou a ex-presidente Dilma Rousseff.

Já Lula postou uma foto sua com um boné de homenagem a Boric: “Parabenizo o companheiro Gabriel Boric por sua eleição para Presidente do Chile. Fico feliz por mais uma vitória de um candidato democrata e progressista na nossa América Latina, para a construção de um futuro melhor para todos”, escreveu o ex-presidente.

Boulos também parabenizou Boric e comemorou os “novos ventos na América Latina”.

“Boric ganhou no Chile!!! O candidato da extrema-direita acaba de reconhecer a derrota. Novos ventos na América Latina! Bandeira do ChileBandeira do Brasil”

Presidentes da Argentina, Uruguai, Peru, Equador, Cuba, Bolívia, Colômbia e Venezuela também reconheceram o resultado eleitoral e parabenizaram Boric pela vitória, em publicações nas redes sociais.

Presidente do Brasil, Bolsonaro ainda não se pronunciou sobre o resultado eleitoral chileno.

Related posts

TSE cassa o mandato do bolsonarista Fernando Franceschini por prática de fake news

Fabio Pannunzio

Tiroteio em show de Maiara e Maraisa deixa cinco pessoas feridas

Rafaele Oliveira

Bolsonaro diz que Barroso, Fachin e Moraes querem torná-lo inelegível para favorecer Lula

Rafael Bruza

Leave a Comment