Nesta terça-feira (28), “Bolsonaro vagabundo” entrou para os assuntos mais comentados nas redes sociais. A hashtag critica o presidente Jair Bolsonaro (PL) por curtir férias em Santa Catarina, enquanto o estado da Bahia sofre com persistentes chuvas. Segundo dados recentes, 20 pessoas morreram e mais de 470 já foram afetadas pelas enchentes.
No Twitter, a hashtag Bolsonaro vagabundo já está em primeiro lugar nos assuntos do momento, somando mais de 75 mil tweets. Os usuários cobram do presidente um posicionamento mais empático às famílias afetadas pela tragédia na Bahia.
“Bolsonaro vagabundo” é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais

Nas fotos e vídeos compartilhados nas redes, Bolsonaro aparece aproveitando as suas férias andando de jet ski, pescando, aglomerando e até dançando um funk misógino em uma lancha. Em algumas postagens, há uma seleção de fotos do presidente bocejando e com os olhos fechados, fortalecendo o adjetivo nada elogioso: vagabundo. Em outras, internautas questionam a legalidade das “férias intermináveis” de Bolsonaro. Confira:
Miliciano, golpista, incompetente, burro, racista, homofóbico, Genocida e
VAGABUNDO ACIMA DE TUDO!#BolsonaroVagabundo #ForaBolsonaro pic.twitter.com/3fYdEf5EeX— Distopia Brazil (@Douglas86736732) December 28, 2021
Bolsonaro Vagabundo vai passar férias em Santa Catarina e a nossa Bahia com mais de 430 MIL pessoas atingidas pelas chuvas e 20 mort4s por COVID-19. CADEIA!#BolsonaroVagabundo pic.twitter.com/BYUNHVYhYY
— Bolsonaro Genocida 🏴🇧🇷 (@do_genocida) December 28, 2021
Sem dúvidas, #bolsonaronoivinhadoaristides é #bolsonarovagabundo https://t.co/l9aHakqGtK
— ⛳⛳🇧🇷Esquerda Volver🇧🇷⛳⛳ (@MessiasAlair) December 24, 2021
Há também quem comparou Bolsonaro com os ex-presidentes petistas Lula e Dilma Rousseff. Na publicação, Lula aparece sobrevoando Santa Catarina em 2008, quando o estado sofria com enchentes; e Dilma é vista emocionada ao visitar a tragédia ocorrida na boate Kiss, em 2013.
Não temos presidente, temos um parasita vagabundo mamando dinheiro público e destruindo nosso país. #BolsonaroVagabundo pic.twitter.com/6sx33ZroTa
— Cassia (@cassiarsantos01) December 28, 2021
A cantora Zélia Duncan também compartilhou a hashtag Bolsonaro vagabundo. “Quanto mais gente desabrigada pelas enchentes na Bahia, mais ele acelera o jetski na cara do povo”, escreveu a artista.
Qto mais gente desabrigada pelas enchentes na Bahia, mais ele acelera o jetski na cara do povo. #BolsonaroVagabundo
— Zélia Duncan 🏳️🌈 (@zeliaduncan) December 28, 2021
Bolsonaro encaminhou ministros para as regiões afetadas pelas chuvas na Bahia
Na última segunda-feira (27), o presidente se manifestou sobre a tragédia na Bahia. Na postagem, Bolsonaro lista algumas ações realizadas pelo governo federal nas regiões afetadas, além de afirmar que os ministros da Cidadania, João Roma e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho foram encaminhados para lá.
– As fortes chuvas voltaram ao sul da Bahia.
– Continuam na região todos os meios do @govbr na desobstrução de rodovias, distribuição de alimentos, resgate, antecipação do Fundo de Garantia, etc.
– Na região estão os @MinCidadania @joaoromaneto e @mdregional_br @rogeriosmarinho— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) December 27, 2021
Apesar do esforço em minimizar os danos resultante da sua ausência na Bahia, outra fala do presidente está sendo criticada. Em vídeo publicado pelo portal de notícias ND Mais, Bolsonaro conversa com algumas pessoas na praia e diz que espera não “ter que retornar antes”. Dessa forma, a hashtag Bolsonaro Vagabundo acabou ganhando ainda mais força.