Conforme informações do G1, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teria confirmado ao ex-deputado Valdemar Costa Neto, através de ligação telefônica, que irá filiar-se ao Partido Liberal (PL), sigla do qual Costa Neto é presidente. Para tentar a reeleição em 2022, Bolsonaro precisava se filiar a um partido.
O PL disputava com o Partido Progressista (PP) a filiação de Bolsonaro, que chegou a conversar com o ex-senador Ciro Nogueira, atual presidente do PP. Segundo o G1, o que pesou na escolha pelo PL foi a maior liberdade para escolha de candidatos majoritários nos estados, principalmente para os que concorrerem à vaga de senador.
Jair Bolsonaro irá se filiar ao Partido Liberal para eleições de 2022
Para o Metropoles, Costa Neto disse que ainda não há uma data oficial para a cerimônia de filiação de Bolsonaro ao partido, mas que a sigla trabalha para que o ato ocorra na próxima semana, em 22 de novembro, já que este é o número do partido. O presidente do PL havia convidado Bolsonaro, seus filhos e também apoiadores através de um vídeo que foi publicado em outubro passado. A decisão a favor do PL vem depois de o chefe do Executivo passar quase 2 anos sem sigla.

“No curso desses 36 anos de jornada, nos preparamos para um processo partidário arrojado voltado para 2022. Por esta razão, estamos reiterando o convite de filiação partidário dirigido ao presidente Jair Bolsonaro, seus filhos e fiéis seguidores da causa brasileira sob sua liderança.”
disse Costa Neto, no vídeo.
Com a ida de Jair Bolsonaro para o PL, o PP deverá escolher o candidato a vice na chapa. Já o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), conseguirá apoio para disputar a reeleição para o comando da Casa.