PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Política

Bolsonaro só cumpriu 1/3 das promessas de campanha

aprovacao-do-governo-bolsonaro-cai-para-19-a-menor-desde-o-inicio-do-mandato

Segundo levantamento realizado pelo portal de notícias g1, durante os primeiros três anos de mandato (2019-2021), Jair Bolsonaro (PL) cumpriu apenas um terço das promessas que fez durante a campanha eleitoral de 2018.

A pesquisa aponta que, dos 58 compromissos assumidos pelo candidato que, na época, era filiado ao PSL (Partido Social Liberal), apenas 20 foram cumpridos de maneira integral. Isso representa 34% do total de promessas.

Uma das promessas feitas por Bolsonaro que parecem que ele nunca mais comentou foi a reeleição. Em 2018, durante uma entrevista concedida ao Jornal Nacional, da Rede Globo, o então candidato afirmou que, se eleito, acabaria com a reeleição e diminuiria o número de parlamentares. Não aconteceu.

Pretendo fazer, vou conversar com o Parlamento também, é ter uma excelente reforma política. Você acabar com o instituto da reeleição. No caso, começa comigo se eu for eleito. E diminuir um pouco em 15, 20% a quantidade de parlamentares“, disse Bolsonaro.

Outra promessa que deu o tom da campanha de Bolsonaro foi o seu número de ministros. Segundo o carioca, ele teria, no máximo, 15 ministros. Logo no primeiro ano de mandato quebrou a promessa. “Nós temos tudo para ganhar no primeiro turno e ganharíamos três semanas para montar um ministério enxuto, com no máximo 15 ministros, que possa representar os interesses da população, não de partidos“, afirmou ele em post feito no Facebook.

bolsonaro promessa eleitoral
Bolsonaro só cumpriu uma de cada três promessas feitas em 2018 (Foto: Kayan Albertin/g1)

Outra informação interessante é que 19% das promessas foram cumpridas apenas de maneira parcial por Bolsonaro. Logo, diversas promessas feitos por ainda foram cumpridas.

Status dos compromissos de campanha após três anos de mandato do governo Bolsonaro por tema — Foto: Kayan Albertin/g1
Promessas de Bolsonaro divididas por pautas (Foto: Kayan Albertin/g1)

Segundo o g1, em números absolutos, o resultado da avaliação das promessas é:

  • Total de promessas: 58
  • Cumpridas: 20
  • Cumpridas em parte: 11
  • Não cumpridas ainda: 27

 

Related posts

Pré-candidato ao governo do DF, Leandro Grass defende oposição unida contra Ibanéis

Rafael Bruza

Médicos pelo Brasil: 21,5 mil vagas são abertas para o programa

João Baricatti

Polícia prende três homens pelo assassinato do congolês Moïse

Rafael Bruza

Leave a Comment