Pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (08) mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro (Podemos) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) são os pré-candidatos à Presidência da República mais rejeitados pelos eleitores. O levantamento também mediu o índices de intenção de voto dos candidatos – veja mais abaixo.
A pesquisa perguntou a cada entrevistado qual pré-candidato ele “conhece e votaria”, “conhece e poderia votar”, “não conhece” e “conhece e não votaria” – abriu também a opção de “não sabe/não quer responder”.
Nas respostas, 64% dos entrevistados disseram que conhecem e não votariam em Bolsonaro.
Em segundo lugar aparece Moro, que é conhecido e não receberia votos de 61% dos eleitores.
E em terceiro está o Doria: 59% dos entrevistados disseram que conhecem e não votariam no governador tucano.
Na sequência, estão o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (55% de rejeição); o ex-presidente Lula (43%), o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (36%) e o cientista político Felipe d’ávila (21%).
A informação é negativa para Moro, que foi lançado candidato há 1 mês e só perde em rejeição para seu ex-chefe, Bolsonaro.
- Baixe aqui a pesquisa na íntegra: PesquisaGenial Quaest Dez 2021

Em intenções de voto, Lula lidera em todos os cenários
Na disputa pelo Palácio do Planalto analisada pela pesquisa Quaest, o ex-presidente Lula lidera em todos os cenários de primeiro turno.
No cenário mais provável analisado pela pesquisa (o cenário 2, que inclui todos os pré-candidatos), Lula tem 46% das intenções de voto, sendo seguido por Bolsonaro (23%), Moro (10%); Ciro Gomes (5%), Doria (2%) e Pacheco empatado com 1% com Felipe d’Ávila.
Outros 7% dos entrevistados disseram que não votariam ou votariam em branco/nulo e 5% se dizem indecisos.
Os números deixam Lula muito perto de vencer as eleições no primeiro turno, caso elas ocorressem hoje. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Lula fica tecnicamente empatado com a soma de todos os seus possíveis adversários, que registraram 42%
A pesquisa ouviu 2.037 pessoas com 16 anos de idade ou mais, entre os dias 2 e 5 de dezembro. As entrevistas foram realizadas feitas de forma presencial (“face-a-face”), segundo a Genial Investimentos e a Quaest Consultoria. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%.

Lula também vence em todos os cenários de 2º turno
O ex-presidente também aparece como vitorioso em todas as simulações da pesquisa de segundo turno.
O presidente Jair Bolsonaro teria dificuldades nestes cenários. Ele perderia para Lula e Ciro Gomes. Também aparece tecnicamente empatado com seu ex-ministro, Sergio Moro, por conta da margem de erro de 2 pontos para cima ou para baixo.
Como não existe desempate em disputas de segundo turno, a pesquisa informa que não consegue determinar quem ganharia em uma disputa entre Bolsonaro e Moro.
Lula (55%) x Bolsonaro (31%)
Lula (53%) x Moro (29%)
Lula (54%) x Ciro Gomes (21%)
Lula (57%) x João Doria (14%)
Lula (58%) x Rodrigo Pacheco (13%)
Bolsonaro (31%) X Moro (34%)
Bolsonaro (34%) X Ciro Gomes (39%)
