PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Política

Bolsonaro erra origem de Padre Cícero e usa termo pejorativo para se referir a nordestinos

bolsonaro-erra-origem-de-padre-cicero-e-usa-termo-pejorativo-para-se-referir-a-nordestinos

Em transmissão ao vivo realizada nas redes sociais na manhã desta sexta-feira (04), o presidente Jair Bolsonaro (PL) errou o estado de nascimento do líder religioso Padre Cícero (1844-1934) e chamou assessores que o auxiliavam na live de “pau de arara” – uma expressão preconceituosa usada contra cidadãos do nordeste do país.

“Falaram que eu revoguei o luto de Padre Cícero. Lá do Pernambuco, é isso mesmo? Que cidade fica lá? Cheio de pau de arara aqui e não sabem em que cidade fica Padre Cícero, pô? Juazeiro do Norte, parabéns aí. Ceará, desculpa aí. Ceará”, declarou o presidente.

O termo pau de arara faz referência aos caminhões usados na migração, em décadas passadas, de pessoas pobres do Nordeste para outras regiões do país. Ele é usado para se referir, de forma depreciativa, a nordestinos.

O presidente também se equivocou ao dizer que revogou o luto de Padre Cícero. Nos decretos de luto revogados pelo mandarário, não consta o do líder religioso cearense. ​

No final de janeiro, Bolsonaro cancelou 25 decretos de pesar editados por seus antecessores.

As revogações ocorreram em 2020, como parte da política apelidada pelo Planalto de “revogaço”, propagandeada pelo governo. Ela consiste em anular normas “cuja eficácia ou validade encontra-se completamente prejudicada”, segundo a gestão Bolsonaro.

Em seu mandato, ele declarou luto oficial em apenas duas ocasiões.

Na morte do ex-vice-presidente Marco Maciel e, mais recentemente, pelo falecimento do escritor Olavo de Carvalho —guru e ideólogo do bolsonarismo. Na live desta quinta, o presidente argumentou que os decretos de luto editados no passado já não tinham mais razão de existir. Isso ocorre porque os efeitos da norma perdem validade tão logo termina o período do luto da pessoa homenageada.

Related posts

Cidade Argentina é invadida por besouros

João Baricatti

Haddad descarta aliança com Boulos na disputa pelo Governo de SP

Rafael Bruza

Talude desmorona e mata duas pessoas em Dores de Guanhães (MG)

Rafaele Oliveira

Leave a Comment