PORTAL DEMOCRACIA
Brasil Manchete

Bolsonaro decreta luto oficial de um dia por Olavo de Carvalho

luto

O presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou luto oficial de um dia em todo o país pela morte do negacionista, conspiracionista e ‘guru’ do Governo, Olavo de Carvalho, que faleceu na última segunda-feira (24), dias após testar positivo para covid-19 e ser internado. Olavo negava a existência do vírus e da pandemia.

O decreto de luto oficial foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (25). “É declarado luto oficial em todo o País, por um dia, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento do Professor OLAVO LUIZ PIMENTEL DE CARVALHO”, diz a publicação.

Segundo informações do UOL, por volta das 15h30, a Bandeira Nacional no Palácio do Planalto foi hasteada a meio-mastro. O luto oficial tende a ser um ato simbólico, como um sinal de respeito a quem morreu e não costuma ter efeitos práticos no dia a dia ou na burocracia do governo.

Bolsonaro não lamentou a morte de outras figuras conhecidas, como Elza Soares

Após a morte de Olavo de Carvalho, o presidente Jair Bolsonaro usou as suas redes sociais para lamentar a perda. Seus filhos, Eduardo e Carlos Bolsonaro também o fizeram. Até mesmo o perfil oficial do Governo no Twitter prestou homenagens ao escritor, além de publicar uma nota de pesar.

Conforme o Jornal O Globo, esta é a segunda vez que o presidente publica um decreto de luto oficial em seu governo. A primeira vez ocorreu no ano passado, após a morte do ex-vice-presidente Marco Maciel. Na semana passada, Bolsonaro não fez nenhum comentário, nem prestou homenagens à cantora Elza Soares, uma das maiores artistas brasileiras, que faleceu aos 91 anos de idade.

Além de Elza, Bolsonaro também ignorou a morte de outras grandes personalidades da cultura, das artes, da política e do jornalismo. Nenhum tweet foi feito pelo presidente lamentando as perdas de Aldir Blanc, Beth Carvalho, Jorge Fernando, João Gilberto, Moraes Moreira, Tarcísio Meira, Eva Wilma, Gilberto Braga, Orlando Drummond, Cristiana Lôbo e vários outros.

Related posts

Mario Frias gasta R$ 39 mil em viagem à NY para encontrar lutador

Rafaele Oliveira

O Senhor dos Livros

Floretan Fernandes Jr.

Rio de Janeiro suspende vacinação de crianças por falta de doses

João Baricatti

Leave a Comment