O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, xingou um repórter da Fox News – emissora alinhada a seu rival Donald Trump – durante uma entrevista coletiva nesta segunda-feira (24). Na hora do insulto, o mandatário estadunidense não percebeu que seu microfone ainda estava funcionando e captaram o xingamento.
Na saída da entrevista coletiva, Peter Doocy continuou fazendo perguntas a Biden.
“O senhor acha que a inflação é um risco para as midterms (eleições legislativas de meio de mandato, a serem realizadas em novembro)”, afirmou o repórter.
Biden na sequência olha para o lado e responde de forma sacrástica, antes de insultar o repórter.
“Seria um grande trunfo. Mais inflação. Que filho da puta estúpido”, afirmou o presidente dos EUA, sendo captado pelas câmeras.
Biden caught on hot mic calling Peter Doocy a "stupid son-of-a-bitch" when he asked a question about inflation pic.twitter.com/sA4dDIKTn1
— Greg Price (@greg_price11) January 24, 2022
A crítica chamou especial atenção porque Biden assumiu o Governo dos EUA em janeiro de 2021 com intuito de mostrar mudanças de comportamento, ideologia e bandeiras políticas em relação à gestão de Donald Trump – seu rival e ex-presidente que insistentemente atacou a imprensa e insultou jornalistas ao longo do mandato.
“Uma das críticas em relação a isso é que todos lembram o quão tóxica era a relação de Trump com a mídia, que era verbalmente agressivo contra jornalistas, especialmente contra profissionais mulheres e não brancos”, analisa a jornalista Nathália Urban, que cobre política internacional. “O governo Biden havia prometido trazer ‘confiança e transparência de volta as coletivas de imprensa’. PORÉM, Sob o governo Obama, onde Biden atuou como vice-presidente, mais jornalistas foram processados sob a Lei de Espionagem por vazar informações confidenciais do que nunca”.
Segundo informações da imprensa estadunidense, Biden telefonou para o jornalista e pediu desculpas. O presidente afirmou ao repórter que o insulto “não é nada pessoal” e relatou que eles tiveram boa conversa.
Trump, a vua vez, nunca se desculpou pelos insultos a jornalistas.
O presidente telefonou para o jornalista para se desculpar. Segundo o repórter, Biden disse “não é nada pessoal, amigo”, eles “baixaram a poeira” e “tiveram uma boa conversa”pic.twitter.com/Q5ewv2FrEZ
— Raquel Krähenbühl (@Rkrahenbuhl) January 25, 2022