PORTAL DEMOCRACIA
Europa Manchete Política

Biden saúda retirada das tropas russas mas não descarta invasão

biden-xinga-reporter-sem-notar-microfone-aberto

Joe Biden, atual presidente dos Estados Unidos, saudou, nesta terça-feira (15), o anúncio de que a Rússia está retirando parte de suas tropas da região do país que faz fronteira com a Ucrânia. Mesmo elogiando a atitude, ele reiterou que não verificou se, de fato, as tropas estão recuando. Ele também pontuou que, mesmo se a atitude for real, ainda existe a possibilidade de ataque da Rússia contra território ucraniano.

Os Estados Unidos estão preparados, aconteça o que acontecer. Estamos prontos para nos engajarmos na diplomacia com a Rússia e nossos aliados e parceiros para melhorar a estabilidade e a segurança na Europa como um todo. E estamos prontos para responder decisivamente a um ataque russo contra a Ucrânia, que ainda é uma grande possibilidade. Todos os eventos das últimas semanas e meses, esta tem sido a nossa abordagem e continua a ser a nossa abordagem agora“, disse Biden durante pronunciamento realizado na tarde desta terça-feira (15) na Casa Branca.

Em encontro com Scholz, Putin diz não querer guerra na região

putin biden rússia Scholz  ucrânia
Putin e Scholz durante o encontro em Moscou (Foto: Sputnik/Sergey Guneev/Kremlin via Reuters)

Em entrevista coletiva concedida em conjunto com o atual chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que não quer guerra na região: “Queremos (uma guerra), ou não? É claro que não. Por isso, apresentamos nossas propostas para um processo de negociação“. “Ações corajosas têm que partir de todos nós. É nosso maldito dever defender a paz“, disse Scholz.

Ainda durante a entrevista, Putin explicou que decidiu retirar parte de suas tropas da fronteira com a Ucrânia para possibilitar mais discussões com os países do Ocidente. Scholz, então, afirmou que a retirada é um bom sinal e que ainda existem diversas opções diplomáticas para se evitar uma guerra.

Nós ouvimos agora que algumas tropas foram retiradas, e isso é um bom sinal, esperamos que haja mais”, afirmou o líder alemão.

Related posts

Testemunha afirma que agressores falaram para “não olhar” agressão de Moïse

João Baricatti

Homem que invadiu castelo de Elizabeth II queria “assassinar a rainha”

Rafaele Oliveira

Menos de 20% das crianças de 5 a 11 anos foram vacinadas contra covid-19

Rafaele Oliveira

Leave a Comment