PORTAL DEMOCRACIA
Asia Manchete

“Baby Yingliang”: ovo com embrião de dinossauro é encontrado na China

dinossauro

Na última terça-feira (21), cientistas anunciaram a descoberta de um ovo com embrião de um dinossauro, perfeitamente preservado, datado de cerca de 66 milhões de anos. Segundo os pesquisadores, o fóssil indica que o pequeno bebê dinossauro estava prestes a sair do ovo.

Apelidado carinhosamente pelos cientistas da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, como “Baby Yingliang”, o fóssil encontrado em Ganzhou, no sul da China é de um dinossauro terópode sem dentadura, também conhecido como ovirraptossauro. Para os historiadores, essa espécie vagou pela Ásia e pela América do Norte durante sua existência.

Ovo com embrião de dinossauro é encontrado na China; fóssil tem cerca de 66 milhões de anos

De acordo com a pesquisadora Fion Waisum Ma, coautora da publicação na revista iScience, o fóssil é um dos mais conservados já encontrados. “É um dos melhores embriões de dinossauro já encontrados”, disse à AFP. Segundo ela, a posição em que o embrião estava indica que ele se preparava para sair do ovo.

dinossauro
Fóssil do embrião do dinossauro “Bebê Yingliang”, encontrado em Ganzhou, na China. | Foto: Lida Xing/ Universidade de Edinburgh

A preservação do ovo, segundo os cientistas, deve ter acontecido graças à uma enxurrada, que o enterrou, protegendo-o dos animais carniceiros. Se nascesse e chegasse à idade adulta, o dinossauro teria crescido até dois ou três metros de comprimento e se alimentaria de plantas.

Outro coautor da pesquisa, o professor de Paleontologia e Evolução da Universidade de Edimburgo, Steve Brusatte, disse que o embrião “é um dos mais belos fósseis que já viu.”

“Este pequeno dinossauro em seu estado pré-natal se assemelha muito a um filhote de passarinho, encurvado em seu ovo, o que é mais uma evidência de que muitas das características das aves de hoje evoluíram de seus ancestrais dinossauros”, disse o professor Brusatte.

Os cientistas ainda esperam estudar mais o pequeno “Bebê Yingliang”, mapeando detalhadamente o seu esqueleto. Depois, ele será encaminhado para o Museu de História Natural Yingliang Stone em Xiamen, no sudeste da China.

Related posts

Lula bate recorde do Podpah com mais de 3 milhões de visualizações; live de Bolsonaro teve 89 mil

Rafael Bruza

Anvisa autoriza Coronavac para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos

João Baricatti

Ex-goleiro Marcos contesta vacinação em crianças: “Quem se responsabiliza?

Rafael Bruza

Leave a Comment