PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Política

Aprovado no Senado, André Mendonça ficará 26 anos no STF; até 2047

andre mendonça noticia crime

Após ter sua indicação aprovada no Senado por 47 votos secretos a 32, o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, ficará na Corte até 2047, quando completa 75 anos – idade em que magistrados do tribunal se aposentam compulsoriamente, na legislação atual.

Mendonça será o ministro mais jovem do Supremo. Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) por ser “terrivelmente evangélico”, o ex-AGU é quase um ano mais novo do que Kassio Nunes, o outro ministro nomeado por indicação do mandatário federal.

A cerimônia de posse de André Mendonça vai ocorrer no dia 16 de dezembro – último dia de atividades no STF no ano -, segundo o presidente da Corte, Luiz Fux.

“Manifesto satisfação ímpar pela aprovação de André Mendonça porque sei dos seus méritos para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal”, declarou Fux.

A indicação de Mendonça demorou 4 meses para ser pautada no Senado. Ele foi aprovado como ministro do STF após 8h de sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Na sessão, ele se disse defensor do Estado laico e declarou que não há espaço para manifestações religiosas no STF.

“Na vida, a Bíblia; no Supremo, a Constituição”, afirmou Mendonça na sabatina.

Após ter seu nome aprovado no plenário do Senado, o novo ministro do Supremo disse que sua nomeação “é um passo para o homem e um salto para os evangélicos”.

A fala foi vista por críticos de Jair Bolsonaro como sinal de que Mendonça não foi sincero ao se dizer defensor do Estado laico.

 

O ex-AGU será o único evangélico na composição do STF. A maioria da Corte é católica – religião de 7 ministros: Kassio Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Dias Toffolli, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski.

Luis Roberto Barroso e Luiz Fux são judeus. E não há informações sobre a religião da ministra Ros

Related posts

Seleção Brasileira: Tite convoca time para última data FIFA do ano

João Baricatti

Rogério Carvalho, Claudio Couto e Alfredo Attié Jr no Despertador

Bruna Pannunzio

Trump é vaiado ao dizer que tomou 3ª dose da vacina contra covid-19

Rafaele Oliveira

Leave a Comment