PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Saúde

Anvisa aprova novo medicamento para tratamento de HIV

anvisa hiv aids medicamento

Foi aprovado, na tarde da última segunda-feira (30), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, um novo medicamento que será usado no tratamento do HIV, o causador da Aids. O novo remédio é fruto da combinação de duas substâncias em só um comprimido. São elas: Lamivudina e Dolutegravir sódico.

A agência falou sobre o medicamento em nota divulgada após a aprovação: “A aprovação representa um avanço no tratamento das pessoas portadoras do vírus que causa a Aids, já que reúne em uma dose diária dois antirretrovirais que não estavam disponíveis em um só comprimido. A possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento e a adesão dos pacientes”.

anvisa medicamento hiv
O remédio aprovado pela Anvisa é um “2 em 1” (Imagem: Pixabay)

De acordo com sua bula, o medicamento age no organismo reduzindo e mantendo estável o HIV no organismo do usuário. Além disso, ele auxilia na produção de CD4, uma espécie de glóbulo branco que age na manutenção do sistema imune, aumentando a força do organismo e prevenindo infecções. O remédio vai poder ser indicado e usado para o tratamento do vírus em pessoas com mais de doze (12) anos completos e que tenham, pelo menos, 40 kg.

O pedido de registro veio da farmacêutica GlaxoSmithKline. A multinacional britânica conduziu diversos estudos para comprovar a verdadeira eficácia do medicamento e apresentou eles como comprovação de sua eficiência para a Anvisa.

O tratamento do HIV no Brasil

Desde 1996 o Brasil fornece, de maneira gratuita, antirretrovirais necessários para o tratamento da doença. Desde 2013, garante o tratamento para todos os portadores de HIV, independentemente da carga viral que possuem.

 

Related posts

Governo Bolsonaro já censurou questões do próximo Enem

Rafael Bruza

Dallagnol deve se filiar ao Podemos nessa sexta-feira

João Baricatti

Bloomberg diz que Lula recebe “calorosa” boas-vindas da Europa, “ao contrário de Bolsonaro”

Rafael Bruza

Leave a Comment