PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Política

Antonio Anastasia é eleito pelo Senado para cargo de ministro do TCU

Atonio Anastasia

A indicação do senador Antonio Anastasia (PSD-MG) para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) foi votado na última terça-feira (14). Com 52 votos a seu favor, o Senado aprovou a indicação de Anastasia e agora seu nome segue para aprovação da Câmara. Seu suplente é Alexandre Silveira (PSD-MG).

Para a vaga, concorreram Anastasia, a senadora Kátia Abreu (PP-TO), que recebeu 19 votos, e o senador Bezerra Coelho (MDB-PE), que teve 7 votos. Se nomeado, Antonio Anastasia irá ocupar a vaga deixada pelo ministro Raimundo Carreiro, que deixa o TCU para ser embaixador do Brasil em Portugal.

Antonio Anastasia é escolhido pelo Senado para cargo de ministro do TCU

Em discurso feito antes da votação, Anastasia teria dito que, além de atributos como conhecimento técnico sobre contas públicas, legislação e administração federal, um ministro do TRU deveria ter “sensibilidade” para compreender a situação dos gestores.

“É imprescindível que o ministro, ao exercer o seu trabalho, tenha de fato condições de sopesar, no caso concreto, diante de cada circunstância, de cada processo que lhe é submetido, as circunstâncias adequadas àquele caso”, afirmou Anastasia.

O Tribunal de Contas da União – TCU

Formada por nove ministros entre 35 e 65 anos, é função do TCU a apreciação das contas prestadas anualmente pelo presidente da República, bem como a fiscalização da aplicação dos recursos que são repassados pela União. Os ministros do TCU têm mandato vitalício, com aposentadoria compulsória aos 75 anos de idade.

antonio anastasia
Antonio Anastasia é eleito pelo Senado para cargo de ministro do TCU. | Foto: Pedro França/Agência Senado

Em seu discurso, Antonio Anastasia reforçou a sua rejeição à ideia de que o TCU seria um “destino para precoces aposentadorias”, argumentando que um bom ministro não deve ficar “encastelado em seu gabinete.”

Antonio Anastasia está no Senado desde 2015. Foi o primeiro vice-presidente da Casa entre 2019 e 2020 e atualmente é, pela segunda vez, vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Related posts

Miss Brasil 2021: Teresa Santos, cearense de 23 anos, é a campeã

Rafaele Oliveira

Bolsonaro diz que chora sozinho no banheiro: “Uma decisão minha mal tomada, muita gente sofre”

Rafael Bruza

Multidão se reúne para ver enterro de pastor que prometeu ressucitar em 3 dias

Rafael Bruza

Leave a Comment