PORTAL DEMOCRACIA
Política

Alexandre de Moraes ordena prisão de Allan dos Santos, do Terça Livre

alexandre de moraes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou, nesta quinta-feira (21), a prisão preventiva de Allan dos Santos, dono do canal bolsonarista Terça Livre, além da sua extradição imediata. O blogueiro está morando nos Estados Unidos, com visto vencido desde fevereiro. Ele saiu do Brasil desde que entrou na mira das investigações referentes a atos antidemocráticos e disseminação de fake news.

Para garantir que Santos volte o quanto antes ao Brasil, o ministro também acionou o Ministério da Justiça, para que o nome dele seja incluído na Interpol, a Organização Internacional de Polícia Criminal, além de notificar a embaixada do Brasil nos Estados Unidos. A Procuradoria da República se manifestou contra o pedido de prisão e extradição.

Alexandre de Moraes ordena prisão e extradição de Allan dos Santos

alexandre de moraes
Ministro do STF Alexandre de Moraes. | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Atendendo ao pedido da Polícia Federal, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, ordenou a prisão preventiva de Allan dos Santos. Um dos principais aliados do presidente Jair Bolsonaro, o blogueiro é um dos indiciados no relatório final da CPI, apresentado na última terça-feira (19). Santos foi enquadrado no artigo 286 do Código Penal, pela acusação de incitação ao crime através da disseminação de fake news.

Falando sobre o Terça Livre, o relatório informa que “Durante a pandemia, o site divulgou fake news, fez propagação do tratamento precoce, subestimou a vacina e a doença, criticou o lockdown e avalizou com textos e estudos fraudulentos as teses e afirmações do presidente Bolsonaro.”

Segundo informações do G1, mesmo nos Estados Unidos, Allan dos Santos manteve a sua conduta criminosa, aliando-se a pessoas ligadas aos atos violentos que ocorreram no prédio do Capitólio, participando efetivamente neles. Para os investigadores, a prisão do blogueiro é necessária, a fim de garantir a ordem e as investigações que estão em curso.

Bloqueio das redes sociais de Allan dos Santos

Alexandre de Moraes também solicitou o bloqueio de todas as contas de redes sociais vinculadas a Allan dos Santos, além das suas contas bancárias. A monetização que é feita para os seus canais também foi suspensa. Além disso, o Supremo autorizou as quebras do sigilo sobres transações financeiras, mensagens e e-mails de Allan dos Santos, desde janeiro de 2020. Também estão proibidos envios de dinheiro de suas contas para o exterior e repasse de verba pública.

Related posts

MP solicita ao TCU bloqueio de bens de Sergio Moro

João Baricatti

MST faz tuitaço contra reintegração de posse do Acampamento Marielle Vive

Rafael Bruza

Bolsonaro diz que chora sozinho no banheiro: “Uma decisão minha mal tomada, muita gente sofre”

Rafael Bruza

Leave a Comment