PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Política

Alemanha elege novo chanceler e “Era Merkel” acaba

olaf scholz chanceler alemanha

Depois de Angela Merkel ocupar o cargo de chanceler da Alemanha por 16 anos, o país vai ter um novo líder. Nessa quarta-feita (08), Olaf Scholz, do partido Social Democrata (SPD), foi eleito pelo Bundestag, o parlamento alemão, como o chanceler do país europeu. Scholz teve 395 dos 736 votos, já que seu partido, e sua coalizão (Partido Verde e o Partido Democrático Liberal) foram os mais votados nas eleições de setembro e montaram maioria na câmara.

Logo após a votação, Olaf Scholz foi parabenizado com um buquê de flores por diversos grupos de parlamentares.

alemanha novo chanceler
Olaf Scholz foi parabenizado com um buquê de flores (Foto: Fabrizio Bensch/Reuters)

Logo após a votação, Olaf foi recebido pelo presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, de quem recebeu a ata de nomeação, que estabelece o início do seu mandato. O mandato de Scholz começou hoje e está previsto para durar quarto anos. Depois disso, retornou ao Bundestag, prestou juramento e foi para a chancelaria, onde aconteceu a transferência “oficial” de poder.

Com a vitória de Olaf Scholz, a centro esquerda volta ao poder depois de 16 anos.

 Quem é Olaf Scholz, novo chanceler da Alemanha?

Olaf Scholz tem 63 anos, é advogado, foi prefeito de Hamburgo e, durante 3 anos, foi vice-chanceler de Angela Merkel. Além disso, já foi ministro da Economia e do Trabalho.

Olaf é membro do Partido Social Democrata desde 1975 e, em 1998, ocupou pela primeira vez uma cadeira no Bundestag. Conhecido pelo pragmatismo, foi apelidado de “Scholzomat”, uma piada com Scholz, seu sobrenome, e “automat”, automático, traduzindo para o português, brincando que o político é extremamente eficiente.

Related posts

Lula visita fábrica em Diadema e fala sobre reindustrialização

Fernando Mello

Bolsonaro classifica conversa com Putin como “profícua”

João Baricatti

Gilmar Mendes associa caso Moïse à milícias e cobra Ministério Público

Rafael Bruza

Leave a Comment