PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Política

Ala do PT lança manifesto contra aliança de Lula com Alckmin

ala-do-pt-lanca-manifesto-contra-alianca-de-lula-com-alckmin

Uma ala do Partido dos Trabalhadores publicou um manifesto na plataforma Avaaz, no último dia 30, em que se coloca contra a possibilidade de formação de chapa entre o ex-presidente Lula (PT) e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (sem partido).

Os ex-presidentes nacionais do PT, deputado federal Rui Falcão (SP) e o ex-deputado José Genoino, constam entre os signatários do “Manifesto contra a chapa Lula-Akckmin”.

O texto do manifesto classifica Alckmin como um político que “participou e apoiou publicamente toda esta operação golpista e neoliberal” e “tem uma longa trajetória de combate às posições nacionais, democráticas, populares e desenvolvimentistas”.

Segundo os autores da petição, “absolutamente nada indica que entregar a vice a um golpista neoliberal seja necessário para ganhar as eleições”.

Também criticam os “atos cometidos nos governos de Alckmin contra os trabalhadores em geral, contra os servidores públicos, contra a saúde e a educação, contra a segurança pública, contra negros e negras, contra jovens e estudantes, contra os moradores da periferia, contra o meio ambiente”.

Por fim, a petiçlão exige que o Diretório Nacional do PT determine que “a vice de Lula será uma mulher ou um homem comprometido com o programa de reconstrução e transformação, pessoa de total confiança política e sem nenhum vínculo com o golpismo e o neoliberalismo, sob qualquer de suas formas”.

O manifesto recebeu 654 assinaturas até às 10h40 desta terça-feira (11).

A possível aliança de Lula com Alckmin avançou neste final de ano, especialmente após o encontro do ex-presidente com o ex-governador em jantar do Grupo Prerrogativas, em São Paulo.

A despeito disto, a aliança ainda está cercada de incertezas – relacionadas principalmente com a indefinição sobre o futuro partido do ex-tucano.

Em entrevistas públicas concedidas nos últimos meses, Rui Falcão e José Genoino criticaram a possível chapa Lula-Alckmin.

“É um erro estratégico brutal. Além de tudo, para quem quer uma campanha aguerrida, passa um simbolismo negativo colocar um anestesista na vice”, ironizou o deputado em dezembro, referindo-se ironicamente à profissão de Geraldo Alckmin, que é médico anestesista de formação. “Não tem nenhum empresário que tenha se manifestado em favor dessa chapa. Nesta área em que Alckmin atrairia simpatias, ninguém se manifestou em favor de Lula”.

José Genoino, a sua vez, declarou no final de 2021 que a esquerda corre risco de ser “domesticada”.

“O que está em jogo é se a esquerda socialista será protagonista do enfrentamento do neoliberalismo ou se a esquerda será domesticada, domada para um projeto de melhorismo por dentro de um neoliberalismo com feição progressista”, disse Genoino em live com membros do PSOL, que também são críticos à possível aliança de Lula com Alckmin.

Related posts

Relatório confirma importância da dose de reforço contra Ômicron

João Baricatti

Vaticano impõe uso obrigatório da máscara PFF2, além de novas restrições

Rafaele Oliveira

“Bloqueado”: Gusttavo Lima é processado por divulgar número de telefone

Rafaele Oliveira

Leave a Comment